DT-1050C

Suporte ao usuário
Especificações
  • Compatível com Cartão sem contato
  • Compatível com SD-card
  • Software compatível com Windows®
  • Georreferenciado GPS
  • Conectividade GPRS (opcional)
  • Alarme sonoro (opcional)
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dt1050c_medidas

Especificações Técnicas

  • Tempo de captura dos dados: amostragem a cada segundo
  • Retenção dos dados: 10 anos
  • Retenção do relógio: 5 anos
  • Impressora: térmica 200 D.P.I.
  • Papel: bobina Ø 30mm x 57mm x 8m
  • Escala de velocímetro indicada: 0 a 150km/h
  • Sensor de velocidade: 1 a 255 pulsos por revolução
  • Faixa de trabalho do “K”: de 4000 a 25.000
  • Tensão de alimentação: 9,0 VDC a 32,0 VDC
  • Temperatura ambiente de trabalho: -10°C a + 70°C
  • Umidade do ar: 10% a 85%
  • Consumo em repouso: 3 mA @ 12V
  • Consumo durante a impressão: 2A @ 9V
  • Faixa de trabalho do RMP: 0 a 10.000
  • Dimensões máximas: 59mm x 96mm x 147mm
  • Peso: 420 gramas

 

  •  Software**
    • Compatível com Windows® 98, SE, 2000, XP e 7
    • Plataforma mínima: IBM PC Duron, de 900 Mhz e 64 Mb de RAM

 

  • Conectores padrões de tacógrafo descritos na norma ISO 16844-1
  • Acelerômetro de três eixos
  • Comunicação com dispositivos externos por meio de RS485
  • Interface de conector de configuração tipo europeu descrito no documento “COMMISSION REGULATION (EC) No 1360/2002” apêndice 6 “EXTERNAL INTERFACES”
  • Interface para cartão Mifare
  • Interface de cartão SD-Card para descarga de dados
  • Display de cristal líquido 132x64px com backlight de 3 cores
  • Quatro teclas com possibilidade de iluminação branca
  • Alerta sonoro “buzzer”
  • Comunicação CAN atendendo ISO 16844-4 e 16844-5
  • Relógio de tempo real com bateria de backup
  • SD-Card interno opcional de até 2GB de dados

Alta confiabilidade

O Computador de Bordo DT-1050C armazena todos os dados coletados com segurança, disponibilizando-os a qualquer momento.
Por ser um dispositivo eletrônico, sua expectativa de vida útil supera em muito a de equipamentos mecânicos.
Baixo índice de manutenção.

Fácil instalação

Seu formato e dimensões reduzidas permitem várias opções de instalação no painel do veículo, principalmente no habitáculo do rádio (gabinete DIN).

Segurança

Por ser um dispositivo eletrônico, todos os dados coletados e armazenados estão protegidos de possíveis fraudes através de senhas de acesso.

Economia

A descarga de dados pode ser feita através de mídia digital, evitando a troca diária de discos, que resume em economia. Os dados, armazenados em dispositivos não voláteis, podem ser retidos por mais de 5 anos sem necessidade de alimentação externa.
O Computador de Bordo DT-1050C é fisicamente protegido por um sistema duplo de selagem mecânica e eletrônica, que protege a integridade das informações armazenadas.

Resistência

Fabricado com materiais usados pela indústria automobilística, o Computador de Bordo DT-1050C é resistente às mais variadas condições de trabalho.

Compatibilidade

O Computador de Bordo DT-1050C utiliza padrões compatíveis com Windows® e outros sistemas operacionais
Através de cartões sem contato é possível realizar o controle de viagem com um ou mais motoristas.
FAQ
O que devo fazer para regularizar meu cronotacógrafo?

O primeiro passo é procurar um Posto de Selagem ou um Posto Autorizado pelo Inmetro para a realização da selagem, que consiste na aposição de mecanismos de proteção ao cronotacógrafo, denominadas marcas de selagem, para que determinados elementos sejam mantidos em condição regulamentar de uso. Para a realização da selagem o usuário deverá pagar uma tarifa no valor de R$60,00 diretamente no Posto de Selagem ou de Ensaio, conforme a sua conveniência. A lista de postos autorizados está à disposição no sítio:

http://cronotacografo.rbmlq.gov.br/relacao-de-postos/relacao-de-postos

Após a efetivação da selagem, o usuário deverá proceder à realização do ensaio metrológico, em um Posto Autorizado de Cronotacógrafo – PAC pelo Inmetro, no qual avalia se o equipamento atende a todas as condições legais exigidas pelo Inmetro. Para tanto, o usuário deverá pagar uma tarifa no valor de até R$ 84,26 ao PAC e uma GRU no valor de R$ 64,74. Posteriormente a realização do ensaio, o usuário receberá um certificado provisório válido por 30 dias. Caso o pagamento for comprovado e o ensaio seja aprovado, o Inmetro disponibilizará o certificado de verificação metrológica no sítio:

http://cronotacografo.rbmlq.gov.br/certificados/consultar

Se o resultado do ensaio metrológico for reprovado, o que devo fazer?

Cada ensaio metrológico será vinculado ao prévio pagamento dos serviços, independentemente de o resultado do ensaio ter sido considerado “Verificado” ou “Reprovado”.

Será reprovado o instrumento de medição que não satisfaz às exigências regulamentares para a verificação. A reprovação tem o efeito legal de notificação cabendo ao responsável buscar imediato reparo, estando sujeito às penas cabíveis pelo uso do equipamento em condições irregulares.

No custo do ensaio metrológico está inclusa a manutenção do equipamento?

Nesses valores que integram a selagem e o ensaio não estão incluídos os serviços de instalação, manutenção, limpeza ou ajuste do cronotacógrafo, cabendo ao usuário a decisão de contratá-los ou não.

Para que serve o cronotacógrafo?

Cronotacógrafo é o instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho; período de parada e o de direção.

Por que a verificação do cronotacógrafo é obrigatória?

A verificação dos cronotacógrafos tem como principal objetivo assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro, servindo como importante ferramenta em prol do bom motorista.

A obrigatoriedade da verificação metrológica do instrumento cronotacógrafo está prevista na Resolução Contran n. 92, de 4 de maio de 1999.

Quais os veículos devem possuir cronotacógrafo?

Conforme o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos rodoviários destinados ao transporte de Produtos perigosos; Escolares; Coletivo de passageiros em geral e Cargas em geral.

Onde realizar os ensaios metrológicos nos cronotacógrafos?

A relação está disponível através do link:

http://cronotacografo.rbmlq.gov.br/relacao-de-postos/relacao-de-postos

O Instituto de Pesos e Medidas – Ipem também realiza o ensaio metrológico em cronotacógrafo?

Há órgãos delegados do Inmetro, conhecidos como Ipems, que realizam a verificação metrológica do cronotacógrafos, nesse caso, o instrumento já deve ter sido selado por um Posto de Selagem. Para a realização do ensaio pelo Ipem, deve ser solicitada antecipadamente a emissão de uma GRU para pagamento dos serviços de ensaio e de verificação, no valor de R$ 149,00.

O certificado é recebido na hora?

Após a realização da selagem em Posto de Selagem ou da selagem e do ensaio em PAC, é emitido Certificado Preliminar, com validade de 30 dias. Dentro desse prazo será emitido Certificado de Verificação, com validade de até 2 anos, ou notificação, em caso de reprovação do cronotacógrafo.

Caso o ensaio seja realizado diretamente pelo IPEM, esse realizará a verificação do instrumento e, em caso de aprovação, emitirá o Certificado de Verificação, imediatamente.

Qual é a validade do Certificado de Verificação?

A validade do Certificado de Verificação é de 2 (dois) anos, a partir da data de emissão do primeiro certificado correspondente à selagem, expirando antecipadamente caso:

a) sejam alteradas designações obrigatórias prescritas no instrumento;

b) seja aplicada uma designação, inscrição, grandeza ou graduação indevida ou não permitida para o instrumento;

c) sejam feitas modificações que possam influenciar as propriedades metrológicas do instrumento ou dilatar ou restringir sua destinação de uso;

d) o instrumento não cumpra com os erros máximos admissíveis em verificação subsequente;

e) o instrumento apresente marca de selagem irreconhecível, obliterada ou removida.

O que faço se o resultado do ensaio não for emitido no prazo de até 30 dias?

Nesse caso, deve-se contatar o IPEM do estado onde foi feito o ensaio para mais informações. Os telefones e e-mails podem ser obtidos no link abaixo:

http://cronotacografo.rbmlq.gov.br/fale-conosco

Com a substituição do selo plástico é necessário fazer um novo ensaio?

A substituição da marca de selagem (selo plástico) afixada entre o cronotacógrafo e o veículo não justifica a exigência de realização de novo ensaio, nem de nova verificação, desde que mantidas as condições metrológicas originais.

Quais as portarias e editais que tratam deste assunto?

Edital INMETRO 04/2015, NIE DIMEL 100 rev 01 e a Portaria INMETRO n.º 201/2004, disponíveis através do link:

http://cronotacografo.rbmlq.gov.br/legislacao

Como proceder quando o cronotacógrafo foi furtado/roubado e ainda não realizou o ensaio metrológico?

Nos casos de furtos/roubos de cronotacógrafos no país, definimos o procedimento abaixo que o proprietário do instrumento deve executar:

Caso o solicitante seja uma oficina de selagem, ou um posto de selagem ou um posto de ensaio deve realizar este procedimento utilizando a Central de Atendimento (o manual encontra-se no Informativo 85).

Se o solicitante for o proprietário do Instrumento deve enviar um e-mail para o Inmetro ou Órgão delegado de seu Estado (a lista pode ser acessada no link http://cronotacografo.rbmlq.gov.br/fale-conosco) com o Boletim de Ocorrência-BO do furto/roubo anexado. É obrigatório o envio da foto da etiqueta e da nota fiscal (do novo cronotacógrafo). A nota fiscal deve conter as seguintes informações: o número de série, a marca e o modelo do novo cronotacógrafo.

Dados obrigatórios que deverão constar no corpo do B.O.:

– Nome completo do comunicante

– CNPJ/CPF comunicante

– placa e RENAVAM

– marca, modelo e número de série do equipamento.

De posse dessas informações, todas as ações referentes a esse cronotacógrafo serão bloqueadas no sistema do Inmetro, impedindo futuras inserções de dados com aquela numeração.

O que fazer quando não for localizado o pagamento da taxa metrológica (GRU) pelo Inmetro?

Encaminhar para email devolucoescrono@inmetro.rs.gov.br com o assunto “Solicitação de localização de pagamento” e os seguintes dados:

– Solicitação da localização de pagamento;

– Comprovante de pagamento

– Guia de recolhimento da União (GRU);

– Telefone para contato.

 

Observações:

Aguardar o prazo de até 48 horas úteis para obter informações da solicitação encaminhada.

Agendamento de pagamento não é valido como comprovante.

O Prazo para compensação bancária da taxa metrológica é de, aproximadamente, 72 horas.

Solicitação de ressarcimento do pagamento da taxa metrológica (GRU).

O requerimento de solicitação de ressarcimento deve ser formulado por escrito, e assinado pelo interessado ou seu representante legal e encaminhado ao seguinte endereço:

 

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro

Grupo de Gestão Administrativa e Financeira (Geadm)

Endereço: Av. Berlim, nº 627

Bairro: São Geraldo

Cep: 90240-581- Porto Alegre/RS

 

Esse requerimento deve conter os seguintes dados:

1. Identificação do interessado ou seu representante legal;

2. Endereço do requerente ou local para recebimento de correspondência;

3. Formulação do pedido com exposição dos fatos e de seus fundamentos;

4. Data e assinatura do requerente;

5. Cópia do CRLV;

6. Cópia do RG/CPF pessoa física;

7. Cópia do comprovante de pagamento;

8. Cópia da GRU (Guia de recolhimento da União);

9. Dados bancários: a conta bancária deve ser conta corrente, e no nome do proprietário do veículo, conta de terceiros só será aceita com declaração autenticada em cartório;

10. Telefone para contato e/ou endereço eletrônico.

 

Observações:

Nos casos de pagamentos em duplicidade os dois comprovantes de pagamento devem ser enviados.

Situações que envolvam PESSOA JURÍDICA necessitamos das informações da empresa tais como: CNPJ, endereço, telefone e dados bancários vinculados ao mesmo CNPJ da guia.

Caso tenha ocorrido a venda do veículo será necessário envio do documento de compra e venda (DUT).

 

ATENÇÃO:

O processo somente será aberto mediante o envio de toda documentação especificada acima. A falta de algum item impossibilitará a abertura do processo, sendo o remetente notificado via correio. Não havendo a regularização dos documentos faltantes no prazo de até 15 dias a contar da data da emissão da notificação, os documentos serão devolvidos para o remetente.

Em casos de dúvidas, favor entrar em contato (51)3375-1000, setor financeiro.

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Datasheet

Datasheet DT-1050C (PDF)

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Versão: 1.03.00 (de 14/03/2018)

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